terça-feira, 26 de maio de 2015

Cronograma Capilar - O que é e como fazer!

Olá meninas!
Nessa primeira postagem do blog gostaria de falar um pouco sobre o Cronograma Capilar, o que é, como faz e pra que serve. Mesmo o assunto estando em alta na maioria dos blogs, ainda há pessoas que tem dúvidas ou ainda não conhece o famoso SOS caseiro dos cabelos. Vamos lá!



O Cronograma Capilar é um dos métodos mais usados hoje em dia para a recuperação do cabelo ou para previnir que ele fique danificado. É uma agenda que consiste em: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Mas como fazer? É simples. A cada 2 dias ou quando você sentir que precisa mesmo lavar os cabelos, você fará no primeiro dia a Hidratação, 2 dias depois a Nutrição e mais 2 dias depois, Reconstrução. E assim vai indo durante 1 mês se você não tiver muita paciência, ou pode fazer durante toda a sua vida. Você decide!
Mas quais produtos posso usar nessas etapas?

Hidratação: Quando o cabelo precisa de água, normalmente os cabelos que precisam de hidratação, ficam com aquele aspecto de vassourinha. Molhado fica ótimo, mas quando seca, fica sem brilho, com aquele aspecto ressecado mesmo. Máscaras de hidratação podem conter: Mel, Babosa, Vitamina A, Vitamina E, etc. Normalmente as máscaras de hidratação já vem escrito no rótulo pra que servem. E não se esqueça de sempre lavar os cabelos com água fria ou morna, nunca quente pois a alta temperatura faz com que o cabelo resseque.

Nutrição: É a reposição de nutrientes. Um cabelo que precisa de nutrição, é aquele cabelo poroso. Sabe quando você pega no seu cabelo, passa sua mão sobre o fio ao contrário (das pontas pra raiz) e sente como se tivessem umas bolinhas? O cabelo que precisa de nutrição muitas vezes também fica sem brilho. Para essa etapa, o ideal é usar Óleos e Manteigas de preferência 100% naturais, como o Óleo de côco, Óleo de uva, Azeite de Oliva, Óleo de abacate, Manteiga de Karité, etc. Se você encontrar uma máscara que tenha algum óleo ou manteiga na fórmula, ela também serve para esta etapa.

Reconstrução: É a reposição de proteína, Queratina, Colágeno, enfim, é a reposição de tudo que o seu cabelo perde quando você descolore ou passa por outros processos químicos. Um cabelo que precisa de reconstrução, é aquele cabelo sem brilho, elástico, quebradiço, sem vida, sem movimento, quase morto na verdade! Para essa etapa, você pode usar Queratina Liquida, produtos de reconstrução, que dêem força para o cabelo. Mas atenção! Queratina demais quebra o cabelo, o ideal é usar a queratina apenas 1 vez no mês, mas você pode usar outros produtos de reconstrução que não tenha queratina, para continuar seu cronograma. Para esse processo, fora a queratina, indico as ampolas de reparação da Pantene ou o Creme Reconstrutor de Pracaxi da Lola.

Deixo abaixo 2 tabelas demonstrativas:




Então meninas, esse é o cronograma, lembrando que cada cabelo é diferente do outro e você precisa saber qual etapa do cronograma o seu cabelo está precisando. Você pode repetir 2 vezes na semana a hidratação ou a nutrição, como disse lá em cima, é você quem decide!
Espero que tenham gostado do post, qualquer dúvida, basta perguntar nos comentários!


Beijos,
Luana Almeida

7 comentários:

  1. Já ouvi falar muito nesse cronograma mas não tenho paciência! hahaha.. Mas parece ser bem interessante!
    Beijinhos
    www.vaidosaefeminina.com

    ResponderExcluir
  2. oiii eu sempre faço hidratação nao sigo esse cronograma mas parece muito legal! beijos
    www.rebecabetoni.blogspot.com.br
    Face Rebeca Betoni
    YT Rebeca Betoni

    ResponderExcluir
  3. Luu, vou montar um cronograma desse pra mim :D Adorei a dica!
    Mas escuta, meu cabelo não tem absolutamente nenhuma química, nunca pintei e nunca fiz essas escovas loucas nem nada! Mas ele tem pouco brilho e bastaaaante pontas duplas, mesmo quando corto, na semana seguinte elas acabam voltando! Vc acha que ele precisa mais da hidratação ou da nutrição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obs: aqui é a Carla, lá do gatil huahuahua
      achei que fosse aparecer meu nome se comentasse logada na conta do google, mas não foi ¬¬

      Excluir
    2. Oi Carla! haha você pode fazer todos os passos do cronograma normalmente, a hidratação vai ajudar tb na selagem, a nutrição vai repor oq seu cabelo ta precisando pra n ficar quebrando e a reconstrução vai reparar o seu cabelo do estado que ele está ;)

      Excluir
  4. Preciso ter mais disciplina pra começar a colocar em prática o cronograma. Sempre tento começar, mas acabo não pondo em prática.
    http://umapatysemfrescuras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Não sigo a risca Luana, mas sigo conforme a necessidade do meu cabelo, porque eu faço muita chapinha aí já viu né? Quebra demais! Ameis os seus produtos, ainda quero a Morte Súbita rs
    Beijão!!!

    www.cuidadosevaidades.com.br

    ResponderExcluir